
O Homem como produtor e produto de cultura
Ao falar em cultura referimo-nos inevitavelmente à sociedade, pela riqueza e multiplicidade de formas de existência. São deveras complexas as realidades dos agrupamentos humanos e as características que os unem e diferenciam ao mesmo tempo, estas são expressas precisamente pela cultura.
O desenvolvimento da sociedade está marcado por convívios e discórdias entre modos distintos de organizar a vida social, de se usarem os recursos naturais e transformá-los, etc...
A história regista exatamente todas essas transformações pelas quais passam as diferentes culturas, o que nos permite verificar e conhecer a grande variação de culturas. Assim sendo, cultura diz respeito ao Homem como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nacionalidades, comunidades e grupos. De uma forma muito geral podemos definir cultura como tudo aquilo que é produzido pelo homem enquanto ser social.
As manifestações culturais que caracterizam um povo e o diferenciam de outros povos são elementos como a língua, a religião, os costumes, os valores, as crenças, as produções artísticas, entre outras.
A cultura é vista como a objetivação e a concretização de condutas ou comportamentos através dos objetos culturais ou obras produzidas pelo Homem. Daí dizer-se que o Homem é produtor de cultura, porque cada povo tem a sua cultura e, portanto, predomina a descrição de uma vertente da vida humana. A cultura é considerada como uma estrutura a descobrir e a reproduzir e para isso o Homem tem de ser culto, no sentido de ser aberto à interpretação do mundo e de todas as manifestações da vida humana, o que poderá alterar, acrescentar ou retirar elementos à própria cultura.
O Homem ser produto de cultura, surge na medida em que, na verdade, cada um de nós é um produto da ação cultural daqueles que nos educaram. Mas também somos produtores de cultura, porque comunicamos, pensamos, valoramos e agimos, alterando, de forma diferente a cultura da sociedade a que pertencemos.
Existe de facto uma relação entre a escola, que surge ligado ao contexto educativo, e a cultura, uma vez que a cultura é deveras importante no processo de aprendizagem. E é precisamente no contexto educativo de sala de aula que se confirma uma grande diversidade de raízes culturais. Perante esta multiculturalidade urge tornar o ambiente escolar o mais favorável possível a todos os alunos.
O que é certo é que, desde sempre, a escola é um espaço de socialização, e nesse sentido deve incorporar as mais diversas e diferentes culturas, de forma a evitar um ambiente no qual os alunos não possam agir de acordo com os seus valores e manifestar os seus ideais por medo a serem discriminados pela cultura a que pertencem.
Na minha opinião existe realmente uma ligação inseparável entre cultura e educação, pois não considero correto nem apropriado que os alunos, os professores ou o resto de pessoas que pertencem à entidade escolar tenham de deixar os seus princípios, a religião, os costumes, os valores ou as crenças de lado e agir de uma forma na qual não se sentem eles próprios e que não permite a plena participação dos mesmos.
Sandra Fidalgo a39377